O que é grau de proteção IP?

Muitas pessoas com certeza já viram em diversas categorias de produtos – luminárias, cabos elétricos, celulares – o código “IP XX”. E o que significa esta sigla “IP”? O IP é o indicativo do grau de proteção de um produto. É um padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC) para classificar e avaliar o grau de proteção de produtos eletrônicos fornecidos contra a entrada de poeira e água.

E POR QUE É IMPORTANTE?

O grau de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para uso em ambiente interno ou externo, instalados em ambientes com uma atmosfera em condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos. Por exemplo, um equipamento que possui grau de proteção IP20 não poderá ser instalado em ambientes externos, pelo fato de não ter nenhuma proteção contra água, assim corre o risco de danificar os componentes internos que estão instalados neste equipamento. Ou em outra situação, não existe a necessidade de utilizar um equipamento que possua grau de proteção IP68 em um ambiente interno.
IP 68 é o maior grau possível de proteção que um produto pode atingir. O ideal é que todos os produtos possuam este grau de proteção (IP 68), porém isso aumenta os custos de desenvolvimento e produção do produto pelo fato de exigir mais barreiras contra água e objetos sólidos.
É importante sempre considerar o Índice de Proteção (IP) contra poeira e umidade, indicado pelo fabricante, pois o mau uso pode causar algum dano funcional ao produto.

COMO EU INTERPRETO AS AVALIAÇÕES DE PROTEÇÃO?

O primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos. O segundo número corresponde ao grau de proteção fornecido contra líquidos.
Quanto maior o número, maior sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.
A classificação IP65, por exemplo, corresponde a um produto que é completamente à prova de poeira e protegido contra jatos de água.
Veja a tabela completa com todos os graus de proteção (IPs).