O que é atmosfera explosiva?

Atmosfera explosiva: área onde existe a possibilidade de explosão devido à mistura de gases, vapores ou ar em determinada quantidade.

Os equipamentos elétricos a serem instalados nestes locais devem eliminar ou isolar a fonte de ignição, evitando a ocorrência simultânea dos três componentes que formam o triângulo do fogo: combustível, oxigênio e fonte de ignição.

Atmosferas propícias a uma explosão podem ser encontradas nos mais diversos segmentos da Indústria como o Petroquímico, Alimentício, Usinas de Açúcar e Etanol, Farmacêutico, Têxtil, Papel e Celulose entre tantos outros.

 

 

 

 

COMO IDENTIFICAR UMA ATMOSFERA EXPLOSIVA?

Características dos Gases, Vapores Inflamáveis, Poeiras e Fibras Combustíveis Para classificar uma planta industrial, é necessário determinar o tipo de substância inflamável presente no ambiente, as suas características, a probabilidade com que essa substância será liberada para o meio externo e as condições ambientais.

Saiba quais são os grupos de gases, vapores inflamáveis, poeiras e fibras combustíveis que podem estar presentes em sua planta industrial clicando aqui.